quarta-feira, 27 de julho de 2016

Interpretação de Romanos 9 - Parte I

 Entre as muitas doutrinas bíblicas existentes uma das mais discutidas é a da eleição. Onde é encontrado vários textos na bíblia que se referem ao salvo sendo eleito, ou se referindo a esta doutrina, por exemplo em 2 Pedro 1.10. Esta doutrina vem dividindo muitos pensamentos de teólogos durante os séculos. Em nosso século, XXI, vemos dois grandes grupos que se divergem em como definir esta doutrina, os calvinistas e os arminianos.

 Um texto muito utilizado pelos calvinistas na atualidade para explicar a eleição e a predestinação é o de romanos capítulo 9. Eles dizem que este texto deixa claro que Ele elege para a salvação de forma fatalista, e quando junta com Efésios 1.4 esta eleição é feita antes mesmo da fundação do mundo. Então logo, Deus salva apenas os que Ele deseja salvar, Jesus morreu apenas para alguns e não por todos, Deus determina pessoas ao inferno. Isso tudo no pensamento calvinista.

 Mas vamos ver se é isso mesmo que Paulo desejou dizer no capítulo 9 da epístola aos romanos. Será que a interpretação calvinista está correta?

 É importante começarmos a ver o contexto imediato, que se encontra nos primeiros versículos do capítulo 9 de romanos. Do versículo 1 ao 5 vemos Paulo demontrar uma grande tristeza por sentir amor aos seus irmãos segundo a carne, os israelitas, o povo de Israel. Esse início é importante pois pode decidir a trajetória do que Paulo vai escrever e nos ajudar a entender a continuação do texto. Essa é a introdução de Paulo.

 Depois da introdução do texto podemos observar que os próximos versículos são a continuação do que Paulo começou a falar nos primeiros versículos. A continuação de romanos 9 não fala sobre salvação, e sim da eleição de um corpo, a eleição de um povo, a eleição de Israel. Excluir a primeira parte do texto te faz interpretar o texto de forma incorreta, de forma calvinista.

 Vale pensar também que os capítulos 9, 10 e 11 de romanos se referem exclusivamente a Israel, sendo o 9 a eleição de Israel. A eleição corporativa.

 O versículo 6 continua falando de Israel, e isso porque já saímos da introdução.  Mas note, o texto começa a se referir aos filhos de Abraão. Paulo diz que nem todos os filhos de Abraão foram eleitos para serem os patriarcas do povo de Deus, mas entre todos os filhos de Abraão somente Isaque foi eleito (lembrando que essa eleição NÃO se refere a salvação). Pois Abraão tinha mais filhos, mas Deus mesmo elegendo Abraão decidiu que de todos os filhos de Abraão somente Isaque seria escolhido. Depois vai dizer que nem todos os filhos de Isaque foram eleitos, mas entre Esaú e Jacó Deus escolheu Jacó e sem motivo algum. Porque Deus elegeu um povo, um corpo e não pessoas individuais. Um povo que viria por meio de Abraão, Isaque e Jacó. O povo de Israel.

 Quer mais motivos de que Paulo está se referindo a um povo e não a pessoa individual?

 Paulo vai falar de Esaú e Jacó no versículo 12 e 13, e diz "O maior servirá o menor". Me cite uma passagem bíblica que mostra Esaú trabalhando para Jacó. Não existe nenhuma. Mas ao invés disso, a descendência de Esaú serviu ao povo de Israel. Se Paulo se refere a pessoa individual então Deus errou no seu decreto não é mesmo? Pois Jacó não foi servido por Esaú. Mas Deus não erra, Ele é o Todo-Poderoso. Aleluia! Sou obrigado a entender que os calvinista que usam o capítulo 9 de romanos é que erram em suas interpretações. (Falo isso pois nem todos os calvinista utilizam romanos 9 para falar da predestinação fatalista, alguns são coerentes com as Escrituras).

 Paulo se refere a eleição corporativa em romanos 9, e não na individual. E pode observar todo o capítulo, em momento algum Paulo se refere a salvação, em nenhum versículo Paulo fala de assuntos soteriológicos. Que possamos defender nossa Teologia sem ferir o real sentido das Sagradas Escrituras. Calvinistas, existem muitos outros textos que vocês podem utilizar, mas não esse. Se utilizá-lo sem contexto você comete eisegese, e assim não busca a verdade como realmente deve ser.

 "Mas e quanto aos vasos de honra e vasos de desonra do versículo 17 até o 23?" Essa deixamos para a segunda parte, e você é nosso convidado a receber essa interpretação!

 Que Deus nos guarde a cada dia nos seus retos caminhos, e que possamos desfrutar da sua misericórdia pois ela é a razão de não sermos consumidos. Glória e honra a Ele que vive e reina para todo sempre! Amém. Que todos o adorem pois além de eleger o corpo de Israel, Ele também elegeu esse corpo que estamos, chamado Igreja.

Autor Gabriel de Melo. Bacharelando em Teologia pela Unigran.

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