terça-feira, 21 de junho de 2016

Bem aventuranças ditas pelo Messias



As bem aventuranças registradas no evangelho do Messias Jesus, em Lucas cap. 6;20-23

E, levantando ele os olhos para os seus discípulos, dizia: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.
Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.
Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem.
Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu, pois assim faziam os seus pais aos profetas.
Lucas 6:20-23

v.01. Após ter efetuado milagres em frente ao seus discípulos, Cristo ensina a eles parte das bem aventuranças, primeiramente ele cita ‘’ Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o reino de Deus.’’ Em Mateus cap.5 v.02 ao v.12 é demonstrado mais abertamente e discriminado os dizeres do messias. O termo usado é ‘’ humildes de espírito’’, eu me pergunto o que seria isto? São aqueles que reconhecem que necessitam totalmente do Eterno e de suas infinitas misericórdias, sabem de sua total depravação e buscam em Deus forças, reconhecem seu tamanho, quão pequeno são. Vale ressaltar o termo ‘’ humilde’’ Cristo ensina isto muito bem, lavando os pés de seus discípulos, também deixando sua gloria e vindo padecer feito homem. Deles é o reino de Deus.

v.02. Cristo quando fala que bem aventurados serão os que agora tem fome, a sua colocação é fome quanto a Deus, quanto a palavra, é bem notável que ele diz em João Cap. 6 ‘’ Sou o pão vivo que desceu do céu’’, ‘’ aquele que vem a mim jamais terá fome, e jamais terá sede’’. Cristo é o sustento. Faz também menção a sua justiça, pois os que tem fome de justiça serão fartos. A Justiça de Deus é plena e benevolente, cheia de misericórdia, não igual à do homem, e os que de tais buscam a justiça divina, encontram na cruz de Cristo. E destes são o reino de Deus.

v.02. Se tem algo que o Eterno se agrada é um coração sincero, contrito e amolecido (chorão), a estes Ele não rejeita. Estes que choram são os arrependidos de seus delitos e pecados, de seus erros e reconhecedores de suas depravações, são misericordiosos e buscam o mesmo, tais encontram porque aprouve assim Deus querer. Na oração do Pai Nosso á a descrição ‘’ Perdoa meu pecados, assim como perdoo a quem me deve’’.
‘’ Parece ser que aqui se trata dessa tristeza santa que opera verdadeiro arrependimento, vigilância, mente humilde e dependência contínua para ser aceito pela misericórdia de Deus em Cristo Jesus, com busca constante do Espírito Santo para limpar o mal residual.’’ Mattew Henry – Comentário Bíblico NT

v.03. Grande alegria quando somos confrontados, humilhados, deixados de escanteio por ter tão grande salvação, a saber a confissão de nossos pecados e crença no Filho de Deus o Verbo encarnado. Cristo aqui alertou das inúmeras perseguições que sofreriam por amor ao seu Nome, como dantes perseguiram os profetas por levar a mensagem do Eterno, assim padeceríamos pelo mesmo. Este último verso Ele deixou bem claro o carregar a cruz, o padecer pelo evangelho, porém grande galardão os espera os que permanecerem firmes na fé, firme na rocha, na pedra de esquina.

‘’ Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.
Outrossim o reino dos céus é semelhante ao homem, negociante, que busca boas pérolas; E, encontrando uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo quanto tinha, e comprou-a. Mateus 13:44-46’’

Deus assemelha seu reino a algo imprescindível, tão valioso ao ponto de entregardes tudo o que tens para que dele você desfrute, no entanto o tesouro está escondido, de uma forma que poucos estão o encontrando. Pois é em Cristo terás acesso, apenas Nele terás morada nas regiões celestiais, venda todo o seu tempo, sua vida, seus sonhos e invista neste Tesouro, pois, quão valioso é.

Referência: HENRY, Mattew. Comentário Bíblico de Mattew Henry: Novo Testamento. Rio de Janeiro: Cpad, 2010. 340 p.
Bíblia de Estudo de Genebra. 2° ed. Barueri, SP : Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo : Cultura Cristã, 2009. 1984 p. ; 24cm.


Autor Jônatas Silva Daniel. Bacharelando em Teologia pela UNIGRAN.

As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos. Salmos 119:73

Qual a diferença entre Trindade e Triteísmo?

 O debate entre os defensores do unicismo e os defensores da trindade sempre existiram, porém passou-se um tempo em que essa discussão se limitava entre religiões diferentes. Por exemplo, os Judeus e os Islâmicos defendendo o unicismo, e os cristãos em geral defendendo a doutrina da Trindade. Mas, de uns tempos pra cá, a doutrina do unicismo vem ressurgindo no meio cristão. E está comum presenciar debates acerca deste assunto, e ver os unicistas acusarem os trinitarianos de triteístas. Por causa disso, o artigo de hoje tem o objetivo de explicar qual a diferença entre trindade e triteísmo.
 Mas afinal, que termos são esses? Trindade? Unicismo? Triteísmo? Vai ser um prazer te explicar!

 Começamos pela trindade. A Trindade é a crença de que Deus é apenas um, porém, existem três pessoas divinas que formam esse Deus (Pai, Filho e Espírito Santo). Eles têm o mesmo pensamento, o mesmo propósito, mas ainda sim conseguimos distinguir três. É difícil a nossa mente humana e limitada entender a natureza desse nosso Deus que é infinito e ilimitado, por isso ficamos tão perplexos ao tentar entender a Trindade de forma lógica e humana. A melhor forma de se explicar a trindade é através de uma ilustração. Desenhe um triângulo, e note que é apenas um triângulo, APENAS UM, porém ele é formado de três linhas perfeitamente iguais e distintas. Essa é a ilustração da Trindade, Deus é apenas um, formado por três iguais.
 O Unicismo crê que há apenas um Deus, e por isso nega veementemente a doutrina da Trindade, pois acha que essa doutrina não é monoteísta. Mas vamos nos limitar ao Unicismo cristão, esquecendo por um momento o Judaísmo e o islamismo. Pode-se notar que no meio cristão há pessoas que acreditam que o Pai é Deus, Jesus é Deus e o Espírito Santo é Deus, porém não há distinção entre eles, eles são a mesma pessoa. Jesus é o criador, é o consolador, é o cordeiro e enfim. Para eles não existem três pessoas, mas apenas um. O Pai se fez carne e habitou entre nós.
 Agora existe outro grupo, este fala que Jesus não é Deus ou divino, e o Espírito Santo também não é Deus, apenas o Pai é Deus único e absoluto. Este grupo também nega a doutrina da Trindade. Esses dois grupos de unicistas costumam dizer que quem crê na Trindade é triteísta. Essa visão foi condenada como herege no concílio de Nicéia (325 D.C).
 Triteísmo significa três deuses. Quem acredita no triteísmo significa que não acredita em um único Deus (monoteísmo), mas em três Deuses (Politeísmo). Desconheço a existência dessa crença no meio cristão, mas foi um termo criado pelos unicistas para acusarem os trinitarianos de politeístas. Lembra da ilustração do triângulo? Pois o triteísmo são três triângulos.
 Mas afinal a trindade acredita em três, o triteísmo também se refere a três. A trindade e o triteísmo não são a mesma coisa?

 Quem crê na doutrina da trindade jamais irá dizer que Jesus é um Deus, e o Pai é outro Deus, e o Espírito Santo é mais um Deus. Os trinitarianos sempre irão afirmar que Deus é um só. Pai, Filho e Espírito Santo, para eles, são juntos unidos e um só. Como eu já tinha dito antes, não existe forma lógica na nossa mente finita de entender como TRÊS são UM. Porém para os trinitarianos essa forma é a única que consegue resistir as Escrituras, pois em muitas passagens é demonstrada uma distinção enorme dos Três. É feito muitas menções da divindade dos Três. E jamais podemos sair de uma visão monoteísta.
 Um dos pais da Igreja, Agostinho de Hipona, reflete a cerca da Trindade, e traz a luz uma explicação:
O Pai, o Filho e o Espírito Santo, isto é, a própria Trindade, una e suprema realidade, é a única Coisa a ser fruída [una quaedam summa res], bem comum de todos. Se é que pode ser chamada Coisa e não, de preferência, a causa de todas as coisas – se também puder ser chamada causa. Não é fácil encontrar um nome que possa convir a tanta grandeza e servir para denominar de maneira adequada a Trindade. A não ser que se diga que é um só Deus, de quem, por quem e para quem existem todas as coisas (Rm 11,36). Assim, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são, cada um deles, Deus. E os três são um só Deus. Para si próprio, cada um deles é substância completa e, os três juntos, uma só substância. O Pai não é o Filho, nem o Espírito Santo. O Filho não é o Pai, nem o Espírito Santo. E o Espírito Santo não é o Pai nem o Filho. O Pai é só Pai, o Filho unicamente Filho, e o Espírito Santo unicamente Espírito Santo. Os três possuem a mesma eternidade, a mesma imutabilidade, a mesma majestade, o mesmo poder. No Pai está a unidade, no Filho a igualdade e no Espírito Santo a harmonia entre a unidade e a igualdade. Esses três atributos todos são um só, por causa do Pai, todos são iguais por causa do Filho e todos são conexos por causa do Espírito Santo
 É normal ouvir acusações aos trinitarianos. Os unicistas os chamando de triteístas. Mas isso é inaceitável. Falar algo assim é não querer conhecer de forma séria a doutrina da trindade. Todo cristão que acredita na trindade não descarta as passagens bíblicas que se referem a um único Deus, pelo contrário, esses versículos deixam ainda mais firme essa doutrina.
 Um triteista diria claramente que não existe apenas um Deus, e descartaria uma infinidade de textos bíblicos. Faria de Jesus divino, ou do Espírito Santo, mas diria que eles não são oniscientes, onipresentes ou onipotentes igual ao Pai. Isso é ser triteista. Quem crê na trindade de forma séria jamais faria tais argumentações. 

 Que possamos refletir sobre como vemos Deus. Ter o máximo de cuidado para não cairmos em uma visão triteista. E cada dia crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (2 Pedro 3.18) . A Ele a glória e a honra eternamente! Amém!

Autor Gabriel de Melo. Bacharelando em Teologia pela Unigran.



FERREIRA, Franklin. Deus Trindade: Agostinho de Hipona e o dogma trinitariano. Disponível em: http://www.teologiabrasileira.com.br/teologiadet.asp?codigo=458 acessado em:21/06/2016

terça-feira, 31 de maio de 2016

Um Católico esclarecido não se torna protestante. Será?

 Há pouco tempo atrás pude presenciar algo inusitado. Confesso que desconhecia a existência de apologistas (defensores) da fé Católica Romana. Estive lendo um texto interessante onde um destes apologistas enumera 10 motivos do porque de não ser protestante. Achei interessante, mas muito refutável os seus argumentos. A seguir vamos tentar refutar todas as afirmações feita por este “apologista”. Lembrando que esta postagem tem o foco de esclarecer a verdade, e não ofender alguém.




1. Não sou protestante, porque: o protestantismo não existe desde o princípio do Cristianismo. Surgiu 1500 anos depois da era Apostólica. Suas igrejas são locais, regionais ou nacionais, não existindo uma Igreja Universal. 
Neste tópico ele fala sobre a Igreja protestante não ter existido antes. Em primeiro lugar a igreja Católica não começa na morte de Cristo como todos pensam, mas começa sim na entrada do primeiro imperador romano na fé cristã, é aí que vemos a igreja “Católica Apostólica ROMANA”, o nome deste Imperador é Constantino. Se analisarmos a história, Constantino não passa de um político bem inteligente e mal intencionado, ele nunca largou a religião pagã. Já ouviu o ditado “Se não consegue detê-los, junte-se á eles”? Foi isso que aconteceu. A Igreja agora para de ser perseguida, mas sim aplaudida, porém radicalmente transformada, mudando seus conceitos.
 O protestantismo como movimento assumido realmente nasce em 1500, porém ele tenta resgatar, com toda a sua força, o verdadeiro cristianismo que Jesus colocou na terra e teve continuidade pelos 12 APÓSTOLOS (Apóstolos, os 12, e não líderes religiosos). Depois da entrada de Constantino (313 D.C) as mudanças na Igreja de Cristo foram acontecendo e quem não concordasse era obrigado a sair. Em 321D.C. a religião Cristã se torna oficial em Roma e aí nasce a Igreja Católica Romana.
 Durante a Idade Média foi grande o número de pessoas que tentaram seguir os ensinamentos verdadeiros de Jesus Cristo, porém a Igreja Católica manipulava toda a população ocidental, e assim aqueles que se colocavam contra os ensinamentos da Igreja Romana eram mortos das maneiras mais horríveis que existem. Conclua você mesmo, será que esta é a verdadeira Igreja de Cristo?
 Concluindo, as revoltas protestantes sempre existiram porque Deus nunca deixou de revelar a sua verdade aos homens, porém a maldade de outros homens não permitia que esta verdade fosse revelada. A verdadeira Igreja sempre existiu, perseguida, humilhada, porém nunca deixou de existir os seus remanescentes.

2. Não sou protestante, porque: atribuem a si próprios o direito de “interpretar a Bíblia”. Acreditam ter uma iluminação pessoal vinda do “Espírito Santo” sem intermediários, ou seja, sem a Igreja. O mais interessante, é a diferença que o “Espírito Santo” manifesta em cada uma das centenas (talvez milhares) de ramificações do protestantismo de forma CONTRADITÓRIA. 
Não nego a grande diversidade de Igrejas protestantes que existem e as variadas formas de interpretar as Escrituras. Porém, quem não entende essa diversidade é porque nem sequer estuda a religião Cristã. Note que uma Igreja Pentecostal é muito diferente de uma Igreja Presbiteriana Tradicional, e essas duas também diferem da Igreja Batista Tradicional. Mas, todas essas Igrejas se divergem apenas em pontos secundários, em seus pontos principais concordamos cem por cento (com exceção das hereges, e nelas entram também a católica romana).
 É interessante também porque para os católicos a tradição oral é mais importante do que a Escritura. Em cada tempo da história essa tradição oral muda a sua verdade. Um papa fala algo, depois vem outro papa e diz outra coisa que é totalmente diferente do que o primeiro papa disse. Afinal que verdade é essa? Ela vive mudando, e ainda sim os católicos acham que são os donos da verdade. Durante muito tempo poucas pessoas alcançavam o céu, e grande parte iria para o inferno pois não seguia os ensinamentos da Igreja, agora este novo papa diz que inferno não existe. A “tradição oral” é muito mais falha do que as nossas variadas formas de interpretar a Bíblia.

3. Não sou protestante, porque: a doutrina não tem unidade, as igrejas não são infalíveis em questões de moral e fé. Suas hierarquias não são rígidas, os preceitos são secundários. A salvação está em somente “crer em Cristo”, mas sabemos que não basta somente crer, pois, é preciso viver a fé, e vivê-la em santidade. Daí os Mandamentos. Daí a moral que a Igreja ensina. Dizer que a salvação vem somente do “crer” em Cristo É NEGADO EM Tiago 2,14. 

Essa é uma das piores afirmações que eu presenciei. A Igreja Católica não prega santidade, pelo contrário, em qualquer funeral você poderá ver eles falando de que a pessoa morta está no céu esperando a ressurreição, mesmo que esta pessoa tenha sido um grande marginal. É normal ver seus membros em bebedeiras, baladas, adultérios, fornicações e muito mais.
Agora note a diferença nas pregações de John Wesley. Suas pregações trouxeram um grande avivamento na religião cristã, e eram baseadas apenas em viver em santidade, ser puro diante de Deus.
 Não nego que a pessoa precisa viver a fé, negar a si mesmo, viver em santidade. Todas essas coisas são bem frisadas nas Escrituras, porém, para a Igreja Romana só poderá ser salvo através das obras. O apóstolo Paulo em suas cartas fala com muita força que não é pelas obras que somos salvos mas sim pela fé. E se é necessário obras como explicar a salvação do ladrão da cruz? Ele não teve obras, porém teve fé em Jesus e o SENHOR falou “Em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” Lucas 23.43

4. Não sou protestante, porque: eles negam a Tradição oral. Sendo que na própria Bíblia, Paulo recomenda os ensinamentos de viva voz (Tradição) que nos foram transmitidos por Jesus e passam de geração em geração no seio da Igreja, sem estarem escritos na Bíblia. Confira em (2 Tim 1,12-14). 
Já dissertei um pouco sobre a tradição oral no ponto 2. Mas ele usa o texto de 2 Timóteo 1. 12-14 dizendo que isto é base para a tradição oral existir. Note o que o texto realmente fala “Conserva o modelo das sãs palavras que DE MIM tens ouvido...” Paulo diz para que Timóteo CONSERVE as palavras que de PAULO tem ouvido. A Tradição oral da Igreja Romana não consegue sequer conservar palavras de um papa falou para outro, muito menos consegue conservar o que o apóstolo Paulo falou. A forma mais conservada das falas dos apóstolos e de Jesus está nas Escrituras, por isso o movimento protestante é “Solus Scriptura” (Só a Escritura). Só na Escritura que se encontra conservada conseguimos encontrar a verdade Cristã.


5. Não sou protestante porque, há passagens da Bíblia que eles não aceitaram como tais; a Eucaristia, por exemplo... Jesus disse claramente: “Isto é o meu corpo” (Mateus 26,26) e “Isto é o meu sangue” (Mateus 26,28). 

Creio que os católicos desconhecem a realidade das Igrejas Cristãs. A Eucaristia é inexistente no seio protestante, mas isto porque chamamos de Santa Ceia. Repartimos o pão, pegamos o cálice com vinho, representando o corpo e o sangue de Cristo respectivamente. Todos os membros participam deste ato Sagrado e que serve para sempre nos lembrarmos do sacrifício de Jesus. Dizer que este ato de Mateus 26.26-28 não existe no nosso meio é uma mentira ou uma falta de conhecimento.
6. Não sou protestante, porque: os “supostos intérpretes da Bíblia” não aceitam a real presença de Cristo no pão e no vinho consagrado, sendo que em (João 6,51) Jesus afirma: “O pão que eu darei, é a minha carne para a vida do mundo”. Aos judeus que zombavam, o Senhor tornou a afirmar: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Pois a minha carne é uma verdadeira comida e o meu sangue é uma verdadeira bebida”. 
Ele insiste na falta deste ato nas Igrejas Protestante, nota-se que para conseguir enumerar 10 motivos teve que repetir um deles. Mais uma vez repito, este ato de Mateus 26.26-28 existe em nosso meio e você vai encontrar com o nome de Santa Ceia. 

7. Não sou protestante, porque eles não aceitam o sacramento do perdão e da reconciliação. Sendo que Jesus entregou aos Apóstolos e seus sucessores, a faculdade de perdoar ou não os pecados, e agir em nome dele. “Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem não perdoardes, não serão perdoados" (Jo 20,23). 

 As Igrejas protestantes não fazem isso mesmo. A Igreja Romana diz que todos os seus membros devem confessar os seus pecados ao padre, pois este versículo dá base a isso.
 Isso significa que não conhecem as Escrituras.
 Jesus nos ensina a orar e nos dá um modelo de oração, a “oração do Pai nosso”(Mateus 6.9-13). Nesta oração que o próprio Jesus nos ensina está escrito “...Pai perdoa as nossas ofensas...” Note que Jesus não nos manda pedir perdão aos líderes ecesiásticos mas sim ao próprio Pai que nos ouve. No versículo 14 Ele nos diz o que devemos fazer para ser perdoado “...se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós.” Só o Pai nos perdoa, para Ele nos perdoar devemos também praticar o perdão com os que nos perseguem.
 Eu concordo quando falam que devemos confessar os nosso pecados, porém devemos confessar ao próprio Deus e não aos líderes. Mateus 6.6 diz que quando orarmos devemos fechar a nossa portar e falar com o Pai que nos vê em secreto, aí sim é o lugar de confessarmos os nossos pecados, em segredo com Deus.

8. Não sou protestante porque, Jesus prometeu à sua Igreja que estaria com ela até o fim dos tempos (Mateus28,20), e os mesmos se afastam da única Igreja de Cristo, para fundar novas“igrejas”, que se vão dividindo, subdividindo e esfacelando cada vez mais, empobrecendo e pulverizando a mensagem do Evangelho. 
 Mais uma vez o autor demonstra uma ignorância do porque das “divisões” da Igreja. Em pontos secundários as Igrejas se divergem, seja em conceitos teológicos como por exemplo, “o que é o batismo no Espírito Santo?” ou seja na liturgia (como os cultos devem ser feitos), mas de forma alguma esses pontos retiram a salvação de algum desses, um não ignora a salvação do outro pois todos são um corpo, com pensamentos teológicos diferentes.
 Divergem sobre o que acontecerá no fim dos tempos, mas que Jesus voltará todos concordam. Divergem sobre como Deus salva, mas que a salvação é por meio da fé em Jesus Cristo todos concordam.  Enfim, somos todos irmãos, independente de ser calvinista ou arminiano, de ser pentecostal ou de acreditar que os dons cessarão.
 Porém nenhum desses grupos concordam com a idolatria, com as práticas de falar com pessoas que já morreram (orações aos santos), e muitas outras práticas erradas que os católicos tem em seu meio de fé.

9. Não sou protestante porque, quem lê um folheto protestante dirigido a Igreja Católica, lamenta o baixo nível das argumentações, sendo imprecisas, vagas, ou mesmo tendenciosas; afirmam gratuitamente sem provar as suas acusações; baseiam-se em premissas falsas, datas fictícias, anacronismos etc. 
Infelizmente não tenho nenhum conhecimento desses folhetos que são dirigidos á Igreja Católica, nunca vi nenhuma Igreja fazer isso. Os únicos folhetos que conheço são os de evangelização que por sinal não ataca a fé de ninguém. Pelo menos os que eu conheço.

10. Concluindo! Não sou protestante, porque, Maria Santíssima disse: “Desde agora, todas as gerações me chamarão de Bem-Aventurada” (Lucas 1,48), e nos cultos protestantes, seu nome, sequer é mencionado. Caiu no esquecimento. Quem cumpre (Lucas 1,48) é somente a Igreja Católica Apostólica Romana.

 

 Este é o parágrafo final, que o autor fecha com chave de ouro. Será? Este é também o parágrafo que eu desejava chegar e reservar todo um tempo especial pra esclarecer esse assunto e demonstrar que essa afirmação é um absurdo, e que é uma das piores (se não for a pior) doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.
 Vamos partir do texto utilizado pelo autor. Lucas 1.48
 Maria fala que seria conhecida como bem-aventurada por todas as gerações. O significado de bem-aventurada é “Muito Feliz”, então Maria realmente foi muito feliz, ela foi extremamente abençoada, foi Ela quem gerou o corpo de Cristo. Porém ela não gerou o espírito de Jesus Cristo, foi apenas o canal para Ele vir ao mundo, pois o capítulo 1 de João nos diz que Ele é o verbo e tudo foi criado através dEle. Então, até Maria foi criada por intermédio dEle. O autor diz que o texto de Lucas 1.48 é uma afirmação para sempre falarmos de Maria e colocarmos ela em um pedestal. Falamos sim de Maria, como ela foi uma pessoa usada por Deus mas não que ela tem poder ou deve ser adorada.
 E se Maria não acreditasse em Jesus? Se ela não quisesse obedecer os ensinamentos do Filho de Deus? Vamos analisar o texto de Mateus 12.50
“porque QUALQUER que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus, este é meu irmão, e irmã, e MÃE.” Jesus demonstra como não é apenas por gerá-lo que ela deveria ser adorada, pelo contrário, qualquer um que seguir os seus preceitos é colocado como sua família. Se sua mãe não seguisse seus preceitos ela nada seria e nem salva poderia ser. Não sou eu quem digo, é as Escrituras que estão nas mãos dos católicos que dizem isso.
 Quero analisar também a reza “Ave-Maria” que os Católicos fazem:
Ave Maria cheia de graças o senhor é convosco bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria Mãe de Deus rogai por nós os pecadores agora e na hora de nossa morte, amém.
Maria não é Deus, não é a ela que devemos orar. Assim como eu disse, ela foi uma pessoa que seguiu Jesus e por isso foi salva, e foi abençoada. Afinal levar Jesus em seu ventre é com certeza uma benção enorme.
 Maria já morreu, logo, falar com pessoas mortas é necromancia, algo que é um pecado diante de Deus desde o Velho Testamento e continua no Novo Testamento. É por práticas como essas que faz o espiritismo viver no seio católico. E ainda na reza as pessoas pedem a ela que roguem por eles. A Bíblia diz que só há um mediador, somente um que intercede (roga) por nós diante do Pai, o nome dEle é o Filho Jesus Cristo. Olhe esta afirmação em 1 Timóteo 2.5. Como dar este atributo de Jesus Cristo há uma pessoa que já morreu e está esperando a ressurreição do Grande Dia?
 Se você é católico, analise na sua Bíblia cada afirmação feita aqui, procure a verdade. Basta apenas analisar a História que você irá se dar conta de que a Igreja Católica Apostólica Romana não faz parte da Igreja de Cristo.


 Deus abençoe o nosso entendimento, e esclareça a cada dia a sua suprema verdade. Que a graça de Jesus Cristo alcance a cada um!


Autor Gabriel de Melo. Bacharelando em Teologia pela UNIGRAN.


Porque um católico esclarecido JAMAIS se torna protestante?. Disponível em: https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090406114852AAKNJyO acessado em: 31/05/2016

Constantino I. Disponível em: http://www.suapesquisa.com/biografias/constantino.htm acessado em: 31/05/2016

domingo, 27 de março de 2016

O preço de um chamado! Quanto vale o dom que Deus te deu? E o que tens feito com ele?



1 Reis 21:1,2 E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria.
Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.


O rei acabe o sétimo rei de Israel, cuja capital era Samaria reino do Norte, tinha por esposa a mais vil mulher, sedutora, nada mais nada menos que uma representante da antiga serpente de gênesis, a qual conseguia ter total atenção de Acabe, tornando a fazer o que lhe aprazia.
Acabe queria a vinha de Nabote (vindo de Jizreel – Deus semeia) e a mesma estava no lado de seu palácio, com seus desejos incabíveis ele faz três oferta para adquirir a vinha, a 1° Torna-la em horta, a 2° trocar a vinha por outra vinha, 3° dar em dinheiro pela mesma.
NABOTE ( significado frutífero), rejeita tal oferta, em concordância com levítico 23:23,24 - "A terra não poderá ser vendida definitivamente, porque ela é minha, e vocês são apenas estrangeiros e imigrantes.
Em toda terra em que tiverem propriedade, concedam o direito de resgate da terra.
Números 36:38,39 - E qualquer filha que herdar alguma herança das tribos dos filhos de Israel se casará com alguém da família da tribo de seu pai; para que os filhos de Israel possuam cada um a herança de seus pais.
Assim a herança não passará de uma tribo a outra; pois as tribos dos filhos de Israel se chegarão cada uma à sua herança
.
Nabote segue os mandamentos do Senhor e persevera em continuar com a vinha, percebesse que esta passagem pode aludir um significado espiritual, e no decorrer desta mensagem será evidenciado.
1 Reis 21:3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais.
Nabote responde a altura deixando claro a obediência ao Senhor, e com isto Acabe sai desgostado, insatisfeito com o que ouviu. Chega em casa com seu semblante descaído e fica fome, sua esposa Jezabel logo percebe e lhe pergunta o motivo do estado que se encontrava, o mesmo responde que por o Jizrrelita Nabote não quis lhe dar sua herança, e como uma cobra peçonheta que era Jezabel (adoradora do deus baal), logo articulou a sua sentença ao querer executar Nabote.





1 Reis 21:7-10  Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita.
Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.
E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo.
E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.

Jezabel fez o que queria e Nabote morreu, tendo por testemunhas contra ele os filhos de Belial, e Acabe assim tomando sua vinha. E Elias recebendo um mensagem do SENHOR ,diz a Acabe seu destino e o de Jezabel.

O Preço do chamado.

Deus deu a Nabote uma vinha heraça de seus pais, esta passagem apresentado um lindo significado, pois, Deus da sua a herança a nós, da-nos dons e talentos, a vinha tem alguns siginificados vinho é sinal de alegria em sua maior parte, abundancia, entre outros, JIZREEL significa Deus semeia, e nesta vinha Deus semeou uma obra linda em sua vida te capacitando para o reino dos céus, mas tudo tem um preço.
1° proposta:  Torna-la em horta – O diabo astuto, tentar trocar, modificar o nosso chamado, a missão o qual foi dada a nós é de cuida da vinha, torná-la mais frutífera e que através dela venhamos a dar alegria ao nosso SENHOR e vidas venham a se jubilar com frutos a partir da semente que Deus semeou em nós.
Mateus 7:17-20: Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
Aqui Jesus deixa bem claro a mensagem, nos sendo arvores e através de nossos frutos somos conhecidos, Deus ao te levantar para granjear para o reino dos céus, lhe deu uma missão, não espere ter que cortar e lançar no fogo, abraça-a com amor, mesmo sabendo que o mundo venha te oferecer variedades de hortaliças, não desista do teu chamado.
Ainda que por um instante estejas desanimado, num complexo de inferioridade, talvez a sua vinha está produzindo frutos errados, mesmo assim Deus lhe concerta. Mateus 7: 6 Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?, não deixe de rogar ao Senhor da vinha, Jesus em sua parábola da videira verdadeira deixou claro o nosso escape e seu amor. João 15:1-8 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.
Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.
Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.
Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
Rogue ao Pai que limpe seu erro, e venha a produzir frutos, se permaneceres em Cristo e seguir tudo quanto ele tem dito, granjearas mais ao reino dos céus, rogue a Cristo que lhe de forças para cultivar aquilo que ele mesmo colocou em suas mãos, não esqueça da parábola dos talentos, não esqueça da parábola do mordomo fiel e prudente. Assim como Acabe quer trocar a vinha de nabote por hortaliças , o diabo quer fazer de seu chamado um retrocesso espiritual, querendo mudar o verdadeiro fruto.

2° proposta:  Trocar a vinha por outra vinha.
A proposta é um rumo diferente, Deus lhe deu este lugar para dares fruto, e porque queres mudar? Será que Ele não é contido? Achas que te abandonou ao ponto de que com suas próprias mão irás cultivar em outro terreno?
Não esqueça da videira verdadeira que sem ele nada podereis fazer, após a morte de Moises, Josué recebe o chamado de Deus.
Josué 1:5-9  Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Ele sabia as lutas que passaria, após mandar espiões a descobrir o que tinha em Canaã, as notícias foram estas, que havia gigantes e grandes guerreiro, os muros de Jerico impenetrável, ainda mais tinha que conduzir um povo rebelde, a resposta de Deus foi qual? Esforça-te e tem bom animo, NÃO TEMAS.
Deus te dará esta terra por herança, não troque por outra, será que não viste quantos milagres o SENHOR fez no deserto? Continue... e não troque sua cruz por outro mais leve, ‘’ tão somente esforça-te e tem bom animo’’.





3° proposta: Dar em dinheiro pela mesma: Talvez a mais difícil de perceber, o dinheiro tem tomado nosso tempo, nosso animo, nosso sonho, nossa espiritualidade, nossa ligação com o PAI.
Salmos 37:16 Melhor é o pouco do justo do que a riqueza de muitos ímpios.
Mateus 25:27 Este perfume poderia ser vendido por alto preço, e o dinheiro dado aos pobres".
É visto nesses últimos dias o amor aos bens, e com isto o esquecimento das almas, da ovelha perdida, o chamado da igreja sempre foi o de ir atrás dos perdidos, dos feridos, porém o dinheiro e seus males tem ofuscado o alvo da igreja.
Nabote rejeita a oferta de Acabe, e não troca sua vinha por dinheiro. Não troque seu chamo pelo mundo e seus prazeres, não seja com o rico insensato
Lucas 12:16-21 E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos.
E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga.
Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.
Assim todo aquele que pensa nas coisas terrenas e só as ajuntas aqui na terra, tem o mesmo destino deste rico, juntando tesouro para si, sem ter qualquer confiança em Deus, apenas em si, por isso queria aumentar seus celeiros. Não deixe Satanás comprar sua vinha, seu chamado.

Proposito de Deus:
Miquéias 6:8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?
Josué 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
Salmos 31:24 Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no Senhor!
Deus conta contigo para esta obra. Não desiste, se estiveres fraco recorra Cristo, fala com o Espirito Santo para lhe dar forças, fé, esperança para lutar pela sua vinha.

Quanto vale o teu chamado? Quanto vale a vinha do Senhor que está sob tua responsabilidade?


Autor: Jônatas Silva Daniel


Notas de rodapé – Bíblia de estudo de Genebra
21.1. Jezreel. Cerca de 38km ao norte de Samaria. Acabe mantinha um palácio em Jezreel, além de seu palácio na capital (18.45) acabe usa como segunda residência.
21.2. Dá me a tua vinha. Entre os povos cananeus, um rei podia tomar as propriedades e os bens pessoais de súditos a seu bel-prazer, pois teoricamente, todas as propriedades pertenciam a família real e eram confiadas aos súditos. Em Israel, Deus era o Rei que possui a terra (êx. 19.3-8; Lv. 25.23) e havia confiado ao seu povo como modormo (Nm 14.8, 35.33; Dt 1.8; 8.7; 34.1). Em se tratando de questões de propriedades, os poderes de qualquer monarca israelita eram severamente limitados, em contraste com as pregorrativas dos reis cananeus (Dt 17.14-20; 1Sm 8.9-17; 10.25). Consequentemente, quando Acabe desejou para si a vinha do seu vizinho, tentou negociar com ele para compra-la

21.3 Guarde-me o Senhor. A reação de Nabote foi de choque, pois essa propriedade não era apenas um pedaço de terra, umas uma herança sagrada do Senhor. Quando as terras foram divididas entre as tribos israelitas depois de entrarem em Canaã (Js 13.6-21.45), cada família de cada tribo recebeu sua própria herança. Como dadiva divina, a terra era um bem que lhe havia sido confiado. Uma vez que a vinha representava a porção de Nabote da herança da sua família, sua venda implicaria privar os descendentes de Nabote da herança que lhe cabia (Lv 25.23; Nm 27.1-11; 36.1-12) 

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Quem somos ?

 Meu nome é Gabriel de Melo. Sou evangélico, e frequentador de uma Igreja Pentecostal. Acredito na supremacia da Palavra de Deus (a Bíblia). A Bíblia não erra, não contém duas verdades para o mesmo assunto, ela é perfeita pois é a boca do Deus vivo (a Ele a Glória e a Honra para todo sempre. Amém !).

 Me chamo Jônatas, sou um dos editores do blog, creio nas santas Escrituras e é através de Cristo que alcançamos a vida eterna (a Ele a Glória e a Honra para todo sempre. Amém !).

 Este blog é destinado a estudos aos leitores. Sempre trazendo a única e total verdade que a Bíblia nos dá. Vamos tentar trazer estudos devocionais e estudos de Teologia Sistemática. Algumas vezes vamos trazer assuntos bem polêmicos, mas sempre dando total valor as Escrituras e apontando a única verdade que ela nos trás.